top of page
preta.png

Para que servem Mídia Kit e Presskit nas bandas do Sul

  • Foto do escritor: Joao Gabriel Vitali Guadagnin
    Joao Gabriel Vitali Guadagnin
  • 11 de out.
  • 3 min de leitura

Se você tem uma banda ou é artista solo e ainda não tem um Press kit ou Mídia kit prontinho pra mandar quando pedem… a gente precisa conversar.


Sério mesmo: não importa se você está começando ou se já tem estrada, ter um bom kit de apresentação é item básico de profissionalismo no mercado musical de hoje.

Homem escrevendo em um caderno com o computador ao lado

Neste post, nós da Avalk, que vivemos o dia a dia com bandas de vários tamanhos, vamos te mostrar:


  • Para que servem Mídia Kit e Presskit para bandas do Sul

  • Por que esses materiais são fundamentais pra vender mais shows e se posicionar melhor no mercado

  • E o que não pode faltar num bom kit



Para que servem Mídia Kit e Presskit nas bandas do Sul



Mídia kit: foco em vendas


Na prática, o mídia kit é o material de vendas da sua banda. Ele serve pra convencer contratantes a te colocar no palco ou mostrar para determinada marca que vale a pena patrocinar o seu trabalho


É onde você mostra seus números, força digital e comercial. Geralmente inclui:


  • Números de ouvintes, plays e seguidores

  • Seus maiores sucessos

  • Depoimentos de contratantes anteriores

  • Detalhes comerciais dos shows

  • Novos projetos e lançamentos

  • Informações sobre o público (demografia, engajamento, alcance)

  • Dados que ajudam a valorizar seu cachê


É quase como um portfólio estratégico: direto ao ponto, pensado pra vender seu show com mais facilidade e profissionalismo.



Press kit: Arquivos para divulgação


Já o Press kit é mais completo no sentido de apresentar o projeto como um todo para imprensa, parceiros e produtora, mas, principalmente, para distribuir materiais profissionais aos contratantes, pra que eles possam divulgar seus eventos com mais qualidade.


Ele costuma trazer:

  • Fotos profissionais

  • Vídeos em diferentes formatos

  • Suas músicas e clipes em alta qualidade

  • Rider técnico + mapa de palco

  • Repertório e músicas de trabalho

  • História da banda ou artista

  • Destaques e matérias na imprensa


Ou seja: o Press kit tem os materiais que os contratantes e a imprensa utilizarão para divulgar ou falar sobre a sua marca, enquanto o mídia kit te ajuda a fechar mais shows e parcerias.


Ambos são essenciais, mas cada um tem sua função. E o ideal mesmo é ter os dois prontos e atualizados.



Por que toda banda deveria ter materiais de apoio como Midia Kit e Press kit?

Vamos ser diretos: porque você está concorrendo com outras centenas (ou milhares) de artistas.


E quem está do outro lado, seja um contratante, casa de shows, festival ou marca, não tem tempo a perder. Se você facilita a vida dele e apresenta sua banda de forma profissional, já sai na frente.


Além disso, um mídia kit bem feito ajuda a:


✅ Valorizar seu nome e mostrar o nível da sua entrega

✅ Aumentar o valor percebido do seu cachê

✅ Deixar claro o estilo da sua banda, público, números, histórico

✅ Ajudar a fechar mais datas e oportunidades

✅ Dar confiança pra quem quer te contratar, mesmo sem te conhecer ainda


E tudo isso independe do tamanho da banda. Se você tá começando, melhor ainda: começa certo.



📦 O que um mídia kit de banda precisa ter?

Anota aí os itens essenciais:

  1. Nome da banda + logotipo (se tiver)

  2. Biografia curta e bem escrita(pode ser em formato “releasing” também)

  3. Fotos profissionais ou de alta qualidade

  4. Gênero musical e referências

  5. Principais conquistas(shows, festivais, premiações, participações, etc.)

  6. Dados das redes sociais(número de seguidores, engajamento, etc.)

  7. Links diretos pra ouvir seu som(Spotify, YouTube, etc.)

  8. Informações técnicas(rider técnico, mapa de palco, etc.)

  9. Contato profissional(nome do responsável + e-mail + WhatsApp)


Se quiser ir além, você ainda pode incluir:

  • Depoimentos de contratantes

  • Dados de público e alcance (caso tenha feito campanhas ou tenha números bons nas redes)

  • Parcerias com marcas

  • Destaques na imprensa


🎯 Dica Avalk de ouro:

Seu mídia kit é seu cartão de visitas digital.Faça com carinho, mantenha atualizado e pense sempre com a cabeça de quem vai receber.

🤝 Bora profissionalizar?

Aqui na Avalk, banda tem que ser tratada como empresa. E empresa séria se apresenta com profissionalismo, no palco e fora dele.


Um bom mídia kit ou presskit pode ser o detalhe que coloca seu show no palco certo, na hora certa, com a grana certa.


Se você ainda não tem um, agora é a hora.

Se já tem, revise. Atualize. Melhore.


E se quiser trocar ideia sobre isso com a gente, estamos nos bastidores, como sempre, prontos pra dar aquele apoio estratégico que toda banda merece. 🎚️🎸

Comentários


bottom of page